Ativando a verificação de duas etapas nas principais redes sociais

A autenticação de dois fatores (também chamada de verificação em duas etapas) coloca uma camada de proteção a mais na sua conta, fazendo com que um hacker (ou qualquer outra pessoa) não consiga usar o seu login apenas com a senha. Neste post, explico como ativar esse método e ajudo a torná-lo menos doloroso.

Um dos principais problemas, que fazem os usuários desativar a chamada two-factor authentication (2FA), é não receber o código por SMS. Mas e se você não precisasse usar o SMS para receber o código? Então: o aplicativo Authy ajuda a te mostrar o código de seis dígitos em várias plataformas diferentes (e funciona com vários serviços!).

Agora é a vez de aprender a usar 2FA nas redes sociais e outros mais variados serviços. É só seguir os passos abaixo:

Gmail, YouTube e outros serviços do Google

No Google (e em seus serviços, como Gmail e YouTube) não há muito segredo. Para ativar a autenticação, clique aqui, faça login na sua conta do Google e clique em Primeiros passos. Basta seguir o guia do Google para concluir a configuração.

 

 

Quando você terminar, a página ficará mais ou menos como a captura de tela acima. Para adicionar suporte ao Authy, é só seguir os passos aqui. Basicamente, você precisa seguir os códigos como se fosse adicionar a autenticação pelo aplicativo do Google Authenticator. É só configurar com o Authy no lugar da alternativa do Google.

Felizmente, o Google também permite outro tipo de verificação com duas etapas com seu smartphone, o que é bem menos trabalhoso.

Para fazer a configuração, basta clicar aqui ou ir em Minha Conta > Login e segurança > Como fazer login no Google > Verificação em duas etapas.

  1. Clique aqui para acessar as Configurações de segurança;
  2. Clique em Aprovações de login;
  3. Marque a caixa e clique em Salvar alterações;
  4. Siga as configurações adicionais do Facebook.

Ah, e também dá para colocar o Facebook no Authy. Na verdade, o aplicativo do Facebook para Android ou iOS já funciona como outra forma de usar 2FA. Como mostra este tutorial, é só ativar o Gerador de Códigos nesta página de segurança do Facebook.

Para incluir o Authy, é só clicar nessa mesma seção de Gerador de Códigos, ir em Configurar outra maneira de obter códigos de segurança e seguir os passos junto com o Authy ativado no seu smartphone.

Instagram

Infelizmente, o Instagram não permite que você use um aplicativo como o Authy. Mas ativar a verificação em duas etapas também é fácil. Como não dá para fazer isso do Instagram para desktop, vou ensinar direto no smartphone:

 

  1. Vá no seu perfil e clique na engrenagem do canto superior direito;
  2. Toque em Autenticação de dois fatores;
  3. Ative a opção de Exigir código de segurança.

Pronto! 🙂

WhatsApp

Recentemente, o WhatsApp também incluiu a opção de ativar a verificação em duas etapas. Os passos também são simples:

Com o WhatsApp aberto, entre em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas e toque em Ativar. Depois, é só definir sua própria senha de seis dígitos para confirmar o login. O aplicativo também não suporta o Authy, mas pede para você inserir um endereço de e-mail para recuperar o acesso caso você esqueça o seu código de acesso.

Outlook e conta da Microsoft

A própria Microsoft ensina como ativar a autenticação de duas etapas. É só seguir os passos abaixo, que funcionam em todos os serviços da sua conta da Microsoft, como o Outlook:

  1. Faça login nas Definições de segurança da sua conta da Microsoft;
  2. Abaixo do menu Verificação em duas etapas, clique em Configurar a verificação de dois passos para iniciar a configuração;
  3. Siga as instruções da Microsoft.

Para adicionar o Authy, é só configurar um aplicativo de verificação seguindo as instruções daqui. A opção de adicionar um app de verificação fica logo abaixo das dicas. A Microsoft se refere ao Authy como aplicativo de verificação de identidade, então cuidado pra não se confundir na configuração.

iCloud, iTunes e Apple ID

 

  1. Entre na página de configuração da sua conta;
  2. No menu de Segurança, clique em Editar;
  3. Adicione um Número de telefone de segurança;
  4. Siga os passos dentro do menu de Autenticação de dois fatores.

Pronto! 🙂

Twitter

Recentemente, o Twitter passou a permitir o uso de apps de terceiros, como o Authy, para fazer login. Basta seguir os passos abaixo para configurar o 2FA:

  1. Clique aqui para acessar as configurações da sua conta;
  2. Em Segurança, marque a opção Verificar pedidos de acesso;
  3. Se o seu número de telefone ainda não estiver na sua conta, configure um para receber o código de acesso;
  4. Termine a configuração.

Se você quiser configurar o Authy:

  1. Na mesma página de configuração, clique em Configurar um aplicativo gerador de código;
  2. Abra o Authy e toque em Adicionar conta;
  3. Toque em Escanear código QR e escaneie o código do Twitter;
  4. Pronto! 🙂

 

Quer ativar em outros sites?

Se a lista acima ainda não for o suficiente, você consegue ver mais sites em Two Factor Auth e em Turn on 2FA, ambos em inglês.

Outra ótima dica para aumentar a segurança da sua conta é usar um gerenciador de senhas. Com ele, você não esquece nenhuma senha e consegue variar as combinações nos diversos sites que visita, assim fica menos vulnerável a ataques. 😉

Abraços!

Com informações de tecnoblog.net