By Erenito Junior / ArtigosDestaquesDicasInformatica / 4 Comments

Posso usar meu notebook sempre na tomada?

Por medo de deixar a bateria do notebook acabar, chegamos a usar o aparelho ligado na tomada, carregando constantemente. Em outro momento, chegamos a retirar a bateria pensando em poupar seu uso, deixando o notebook sobreviver apenas com fonte de energia conectada. Ficamos sempre na dúvida: “Será que eu posso usar meu notebook ligado na tomada? Será que isso traz algum risco?”

Bom, aqui vão 3 alternativas de uso:

1) Usar o notebook com a bateria e com a fonte conectada, carregando constantemente;
2) Usar o notebook sem a bateria, ligado diretamente à fonte de energia;
3) Usar o notebook somente com a bateria e colocá-lo para recarregar assim que necessário;

E agora? Qual deles é o mais correto?

Sim, você pode utilizar seu notebook direto na tomada!

Atualmente os notebooks fabricados possuem um dispositivo que controla o armazenamento de energia, o qual desativa o carregamento da bateria quando ela chega ao nível de 100% de carga, evitando danos à mesma e deixando a energia do carregador ir direto para o notebook. Ao completar a carga da bateria, o dispositivo detectará que o processo de carregamento está concluído e irá redirecionar a energia da fonte diretamente ao notebook, sem que passe pela bateria. É possível identificar isso através dos LEDs de carga de bateria que trocam de cor ou se a apagam para indicar a carga completa. Mas há uma desvantagem: O superaquecimento.

 

notebook ligado na tomada

O uso contínuo do notebook na tomada pode prejudicar a vida útil da bateria por causa do superaquecimento do aparelho. Isso ocorre devido ao longo tempo de uso, que acelera as partículas de Íons de Lítio e, consequentemente, aceleram o desgaste, que por sua vez diminui o tempo de vida útil da bateria. O longo tempo de uso se refere ao fornecimento de energia da fonte ao notebook, o que faz aquecer mais do que o normal comparado a quando usamos somente a bateria.

Sim, você pode usar o seu notebook ligado na tomada, não correrá riscos, mas tenha consciência que isso irá diminuir um pouqinho a vida útil da sua bateria. O desgaste é pouco, mas já é um desgaste.

Não, você não deve utilizar seu notebook direto na tomada SEM a bateria!

Ao tirar a bateria do notebook e deixá-lo ligado na tomada, você priva o aparelho de ter segurança. A bateria precisa estar no notebook, pois dá a ele uma proteção contra falhas da rede elétrica. Caso você esteja utilizando o seu notebook e de repente caia a energia da sua casa ou escritório, sua máquina desligará pela falta de energia e consequentemente, poderá correr o risco de deixar danos ou até a perda total do seu HD (Disco Rígido). Caso haja essa queda de energia, a bateria servirá como um NoBreak, evitando que você perca seu trabalho. Além disso, ela filtrará as oscilações bruscas de energia que podem queimar algum componente interno do notebook, como dito no exemplo do HD.

Armazene a bateria com aproximadamente 60% de carga e dentro de uma embalagem de plástico antiestático isolado, livre do calor e da poeira. Mas não vá esquecer da bateria e deixá-la guardada por meses! Use-a de 15 em 15 dias para dar atividade ao componente químico contido nas células que, se parados por muito tempo, ocasionam a danos a sua bateria, necessitando muitas vezes comprar uma bateria nova para o notebook.

O modo indicado é usar somente com a bateria, desconectado da fonte de energia

Sim, a alternativa 3 é a mais recomendada (“Usar o notebook somente com a bateria e colocá-lo para recarregar assim que necessário”), afinal, é este é o princípio de se ter uma bateria.

Usando sua bateria, você estará mantendo a atividade do Íon de Lítio (componente químico das células da bateria), estará livre de descargas elétricas, de superaquecimento devido a constante carga máxima e estará fazendo bom uso do seu equipamento, com o propósito para o qual ele foi feito: mobilidade.

A sua bateria irá desgastar com o tempo de qualquer das 3 maneiras citadas. Baterias tem uma vida útil que varia para cada pessoa e forma que usa, mas em média é de aproximadamente 2 anos ou mais, desde que você tome os cuidados necessários para preservá-la.

Não há possibilidades de preservar uma bateria para sempre pois ela é feita de compostos químicos, que vão perdendo eficiência no decorrer do tempo. Portanto, não se estresse e use seu notebook com a bateria conforme precisar. A principal dica é evitar descarregar sua bateria por completo (zerar). Este tipo de ação prejudica a vida útil e favorece o desgaste, pois os elementos químicos trabalham a um nível muito baixo.

Não quero mobilidade! Quero usar na tomada e pronto!

Ok, calma, tudo bem. Temos mais uma alternativa pra você, mas vai exigir um cuidado a mais.
Deixe seu notebook ligado na tomada então, com a bateria. Isto não está necessariamente errado, pois os engenheiros e projetistas pensam em pessoas que usam desta forma, por isso a carga entra em pausa quando atinge 100%, conforme explicamos nos primeiros parágrafos. Porém, o ideal é que tire-o da tomada de tempos em tempos, deixando as células de energia da bateria se exercitar de vez em quando. Elas precisam de atividade! Deixe a bateria ficar em um nível de até 40% para fazer a nova recarga e até 60%. Assim você evitará o gasto excessivo da vida útil da sua bateria, e irá prevenir que o seu notebook venha a sofrer danos devido a falhas de energia. Mas carregue somente até 60%, pois se você querer carregar até 100% constantemente irá aquecer a bateria, e aí você já sabe o que acontece.

Esperamos ter encontrado uma alternativa que melhor se encaixe ao seu perfil!

Fique a vontade para perguntar ou interagir utilizando o sistema de comentários abaixo.

  • Paulo Rodrigues Cuiaba

    Plá Junior, acho que a bateria do meu notebook já era cara, o note só funciona direto na tomada e na tela aparece uma mensagem que “Nenhuma bateria foi detectada”
    Eu estou usando direto na tomada, mas e ai como fica? será que carrega direto na tomada como se não tivesse mais bateria ou ela perdeu seu uso mesmo?

  • Desapega Juju

    Mto legal a matéria e as dicas!Aqui em casa to com um Hp com a bateria boa ainda segura 1 hora e pouco utilizando direto e tbm tenho um Dell aqui que utilizo pra jogos porem a bateria tem que trocar mesmo,mas o bom é que ela mantém a hora certa no note e pra mante-lo seguro utilizamos ligado direto no No break,aliás uma dica que deixo pra quem esta com dificuldade de achar a bateria pro seu note e usar o no break q funciona como uma bateria em caso de queda de energia mantém sua máquina segura e funcionando.. 😉

  • REINALDO ASSIS Santos

    TENHO UM NOTBOOK DELL VOSTRO 3550, RECEBI UMA MENSAGEM DO PRÓPRIO NOTBOOK ME INFORMANDO QUE A BATERIA JÁ ESTA COM A VIDA ÚTIL TERMINADA. POR ISSO DECIDI USAR O NOTBOOK SOMENTE NA TOMADA, PORÉM PERCEBO QUE ELE AQUECE MUITO QUANDO É UTILIZADO SOMENTE NA TOMADA. TERIA ALGUM PROBLEMA EU MANTER ESTA BATERIA NO APARELHO ENQUANTO ELE ESTIVER LIGADO DIRETO NA TOMADA?

    • Olá, você pode manter a bateria no uso diário sem problemas, mas já que o notebook lhe informou que a bateria não está legal, procure troca-la. Abraços