By Erenito Junior / CelularesTutoriais / 1 Comment

Remover a faixa do Facebook do Motorola EX117 TriChip

Finalmente, a Motorola liberou a atualização do firmware para o Motokey EX117, que remove essa bendita faixa do Facebook.

 

celular-motorola-original-3-chips-ex117-tri-chip-motokey-fm_mlb-f-3413164157_112012

Para fazer a atualização, é preciso baixar o Software Update da Motorola. Este programa pode ser obtido neste link. Caso você não confie em links de terceiros, vá para a página da Motorola em: http://www.motorola.com.br.

  • Na página que surge, no lado “Motorola Mobility” (em vermelho), siga o link “suporte“, logo abaixo;
  • Clique no ícone de telefones: “Telefones e Celulares e aparelhos iDEN“;
  • Quando surgir a nova página, clique em “Atualizar meu software” no painel da esquerda;
  • No menu “Selecionar”, selecione “Retail” em “Escolha uma operadora”;
  • Em seguida, selecione o modelo “EX117” no menu seguinte;
  • Clique na seta laranja no final da página;
  • Leia as etapas de atualização e clique em “Li a Etapa 3 sobre mídia de terceiros“, caso concorde;
  • Caso concorde, a seta laranja será habilitada para o download.

Vão aqui os primeiros comentários. Faça o download em uma máquina Windows, pois o software de atualização não roda em Plataforma Mac. Outro detalhe importante: o seu celular não pode ter qualquer logomarca de operadora (Claro, Vivo, Tim etc.) durante a inicialização do aparelho (quando se liga o celular). Caso tenha, a atualização não é a RETAIL. A versão “Retail” é apenas para telefones que não apresentem qualquer logomarca. Não recomendo tentar a atualização do seu celular com a versão Retail caso ele  seja de alguma operadora, mesmo que o software de atualização não acuse a diferença. Este detalhe é importante, pois ofirmware para cada operadora é diferente e pode inutilizar o seu celular. Portanto, sugiro que não forcem a barra.

Após baixar o software que fará a atualização do seu celular, instale-o em seu computador. Basta executar o arquivo “Motorola_Software_Update.exe”. Ao final da instalação, um ícone “Motorola Software Update” surgirá na sua área de trabalho. Para quem tem Windows 7, este ícone provavelmente estará com um “escudo” junto ao ícone. Isto indica que o sistema de segurança do Windows identificou que se trata de um software de terceiros baixado pela Internet. Assim, para rodá-lo, sugiro que clique com o botão direito do mouse sobre o ícone. Surgirá um menu de opções. Selecione “executar como administrador”. Isso dará privilégio de acesso à Internet e outros recursos/áreas do sistema sem que mostre uma mensagem de erro, aviso ou faça uma saída inesperada do programa.

Uma vez rodando o Software Update, ele solicitará que se conecte o celular na porta USB do computador. Dois cuidados importantes:

  1. Evite utilizar um cabo USB vagabundo para fazer este processo. Se possível, utilize um cabo original de dados. Sei que pode parecer preciosismo da minha parte, mas já tive sim problemas em outros aparelhos. Pior do que não atualizar, é correr o risco de corromper algum dado no processo de upload do arquivo de atualização para o seu aparelho.
  2. Tenha o seu laptop, se for o caso, conectado a uma fonte de energia. Se notar oscilações de luz, evite usar o desktop para fazer a atualização.

Ao conectar o celular na USB, se for a primeira vez, levará alguns minutos para ele instalar o drive apropriado para o aparelho. Aguarde ele informar que está OK. Na tela do seu celular, surgirá três opções de conexão com o computador. Selecione a que diz “Porta COM“. Se tudo correr bem, a tela do Motorola Software Update em seu computador apresentará o IMEI, número do modelo e Operadora.

Em seguida, o software passará por três etapas: Conexão (Connect), Verificação (Check) e Atualização (Update). Aqui, pode ocorrer um problema de conexão à Internet, ainda que você esteja conectado. É preciso alterar uma configuração do Internet Explorer. Mesmo que você use Firefox, Chrome ou outro navegador, é preciso alterar esta configuração no Internet Explorer. Para quem tem a última versão (IE 9):

  • Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito do navegador;
  • No menu que surge, selecione “Opções de Internet”;
  • Na janela que surge, clique na aba “Conexões”;
  • Clique no botão “Configurações de LAN”;
  • Retire (desabilite) a opção “Usar script de configuração automática”;
  • Clique em OK.

Sem esta alteração, o software da Motorola não conseguirá se conectar.

Siga os passos que vão surgindo na tela. Ao final da PRIMEIRA PARTE do processo de Update, ele pedirá para você desconectar o celular da USB e desligar o aparelho. Depois, pede para MANTER pressionada a tecla de volume e conectar o celular à USB. A tecla de volume à que o programa faz referência, no caso deste aparelho, não é a tecla de navegação direita. É a tecla maior, no canto superior direito, identificada por um “ponto”. Para quem está acostumado a usar o aparelho, é a tecla de MENU. Logo, mantenha essa tecla pressionada ao ligar novamente na USB. Não saia do programa de Update da Motorola. Mantenha-o aberto o tempo todo.

O programa identificará o telefone novamente. O seu aparelho ficará com a tela escura. Assim que a barra de progressão surgir no seu computador, você poderá soltar a tecla do celular. Isso indica que o telefone foi corretamente identificado. Neste momento, começa a SEGUNDA PARTE da atualização. Esta parte é a mais crítica e fará a substituição do firmware do seu aparelho. NÃO DESLIGUE OU DESCONECTE O SEU APARELHO DURANTE ESTE PROCESSO.

Ao final da atualização, o programa pedirá para fazer o registro do seu aparelho para atualizações no futuro. Eu não consegui cumprir esta etapa. De qualquer forma, saí do programa de atualização e desconectei o aparelho. Inicializei o celular e a tela do Facebook foi retirada.

  • João

    Ola Jr. cara segui todos os passos como ensinou no texto, mas não consegui retirar a faixa do face no EX117, simplesmente o MDM informa que não tem atualização para o software do aparelho, o que posso fazer?…não aguento mais esta faixa no visor do cel…aguardo
    João