Morte súbita do Galaxy S3 – Tudo sobre esse assunto

Muita gente se assombra quando é falado o assunto da Morte Súbita no Galaxy S3. Esse é um assunto muito falado e de conhecimento de todos, porém ainda não tem uma resposta oficial ou concreta sobre essa tal falha do aparelho.

s3caution Morte súbita do Galaxy S3 – Tudo sobre esse assunto

 

O que vou tratar nesse artigo não é algo conclusivo sobre o assunto, e sim para trazer algumas informações sobre essa questão, que no meu ponto de vista vem se tornado muito controverso e confuso por conta de informações infundadas sobre o problema.

Tudo o que vou passar aqui é o que tenho visto em fóruns em várias pesquisas sobre o assunto, e também por tudo o que vi com a minha experiência com o aparelho.

O problema da Morte Súbita

O primeiro sintoma para o tal problema é notar que o Galaxy S3 vai ficando lento por vários dias e depois volta ao normal, e então chega ao ponto final, quando o aparelho não liga mais e morre de uma vez, então temos a morte súbita.

Na internet vem aparecendo informações sobre isso, até alguns vídeos mostrando aparelhos travados e que depois voltam ao normal. Muita gente vem chamando isso de morte súbita, mas na verdade não tem nenhuma ligação.

Os primeiros relatos dos problemas

Inicialmente foram apontados os primeiros problemas após a liberação das roms 4.1.1 Jelly Bean. A primeira notícia era de que todos os aparelhos lançados iriam ter uma falha com cerca de 6 meses de uso, pois um chip chamado eMMC era o causador do problema.

Nessa época saiu um aplicativo que verificava se o aparelho tinha o chip ruim, porém ele mostrava que todos os aparelhos tinham esse chip problemático, o meu não ficou fora e é listado como um aparelho a ter um chip ruim.

GALAXY SIII 2 Morte súbita do Galaxy S3 – Tudo sobre esse assunto

A questão que devemos notar é que essa data de 6 meses relatada vem como pura coincidência da liberação do Android 4.1.1, que veio exatamente 6 meses depois do aparelho ser lançado. Dessa forma bateu essa conclusão, mas na verdade podia ser o bootloader a fazer todo o problema.

Diferenças de bootloader pode ser a razão do problema

O Galaxy S3 foi lançado com a versão Android 4.0.3 ICS. Nessa época não houve relatos de morte súbita no aparelho usando essa versão do sistema, que vinham com um bootloader específico das roms ICS.

Então chegamos com as novas atualizações, dessa forma ganhamos as roms 4.1.1 Jelly Bean, que chegou, como sempre, via Ota ou program KIES. Essas roms quando instaladas traziam uma novidade, um novo bootloader diferente do que tínhamos na roms 4.0.3 ICS.

Esse fato é importante, pois em nenhum momento em que os aparelhos tinham a versão do 4.0.3 ICS foram encontrados relatos de morte súbita nessas roms, e tudo indica que esse novo bootloader era o problema.

A correção do problema da Morte súbita

Com a versão do Android 4.1.2 Jelly Bean, foi apontado um novo bootloader que veio para corrigir esse problema de morte súbita. Esse novo bootloader chega também com o propósito de complicar o acesso root e nele era mostrado uma exclamação vermelha que aumentava o seu contador de roms, caso você tenha outro kernel.

Então o que posso apontar vendo esse histórico, é que todos aqueles que estão com o a versão do Android 4.1.1 Jelly Bean com o bootloader problemático, podem ter o risco de morte súbita usando o Galaxy S3.

Os relatos atuais de morte súbita

Claro que até hoje ouvimos relatos de aparelhos com problemas de morte súbita. O relato atual é que um aparelho tem morte súbita quando ele está travando ou com a tela congelada, necessitando de reiniciar para normalizar e poder usar o aparelho normalmente.

samsung galaxy s3 sudden death morte subita Morte súbita do Galaxy S3 – Tudo sobre esse assunto

 

Primeiro, deve ser deixado bem claro que aparelhos com travamentos ou coisas do tipo não podem ser associados com o tal da morte súbita, pelo menos nem sempre. Quando o aparelho tem o problema de morte súbita, danifica a placa do aparelho, e depois disso não tem como recuperar, só indo na assistência técnica.

Vale falar também que quando não se tem uma verdade, aquela que mais “agrada” ganha força, e essa de falar que o aparelho travado era o problema de morte súbita ganhou força.

Muita gente usa o aparelho de forma “errada”, ou usa apps que nem sempre rodam legal no sistema e que fazem uso de toda memória ram, fazendo o aparelho fechar apps ou até mesmo reiniciar.

Tenho um Galaxy S3 desde o seu lançamento, já passou dos primeiros 6 meses e pela versão do Android 4.1.1 e até hoje não tenho problemas com isso, então não acredito que seja o único do mundo com a mesma “sorte”, até mesmo porque vejo muitas pessoas sem esse problema.

Concluindo

Não vou afirmar nada, mas por tudo o que vi até hoje coloco esse problema de morte súbita para os aparelhos que tenham a sua placa danificada, que não tem como usar, e precisam fazer a troca dessa parte. Se você tem um aparelho travado, acredito que a melhor forma é instalar a versão mais recente no seu aparelho, mas claro, limpando tudo nele.

Já falei isso inúmeras vezes, mas é algo que nem todo mundo gosta de fazer. Quando recomendo fazer todos os Wipes no aparelho antes de instalar uma rom, é simplesmente pelo fato de não ocorrer conflitos de arquivos entre roms diferentes.

Por qual motivo falo isso? Você tem o seu aparelho com um monte de aplicativos e jogos, recebe uma atualização via Ota ou Kies e não faz essa limpeza, o que pode acontecer? Apps fechando por conta de conflitos por receber uma versão diferente, no final tem muita gente chamando isso de morte súbita.

E para você, qual é o verdade sobre essa questão da morte súbita dos Galaxy S3?
Texto por Clayton Magrin do smartzone

Sobre Erenito Junior

Erenito Junior
Empresário, técnico em Celulares, Informática e programador. Hoje tenho 25 anos, e desde 2004 que o JNTelecom está no ar.