By Erenito Junior / DestaquesNoticiasTutoriais / 18 Comments

Os Melhores servidores DNS públicos

Basicamente os servidores DNS servem para resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs) e também para atualizar banco de dados, em muitos casos uma simples troca de servidor DNS pode tornar sua conexão muito mais rápida.

Um dos servidores DNS públicos mais utilizados é o Open DNS e apesar de algumas pessoas não gostarem do mesmo por fazer uso de um motor de busca alternativo provavelmente ele é a melhor alternativa.

1. Open DNS208.67.222.222 e 208.67.220.220.

2. Google8.8.8.8 e 8.8.4.4

3. DNS Resolvers205.210.42.205 e 64.68.200.200.

4. DNS Advantage156.154.70.1 e 156.154.71.1.

5. Giga DNS (brasileiro): 189.38.95.95 e 189.38.95.96.

Claro que existem muito e muitos outros com esses listados no site Abusar, mas a intenção aqui foi listar alguns bons internacionais além do novo e brasileiro Giga DNS.

Como mudar o DNS

A troca de DNS é muito fácil, no Windows Vista basta ir até o Painel de Controle-> Centro de Rede e Compartilhamento, procurar pelo ícone de sua conexão, com o botão direito selecionar “Propriedades”, escolha Protocolo TCP/IP versão 4, clique em propriedades e na janela que abrir marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Agora basta colocar os DNSs desejado e salvar.

No Windows XP

É semelhante ao Windows Vista, basta navegar até o Painel de Controle-> Conexões de Rede, com o botão direito do mouse clicar em sua conexão.

Em seguida dê um duplo clique em “Protocolo TCP IP” e marque a opção “Usar os Seguintes endereços de servidores DNS”

Coloque os servidores desejados dê OK e pronto.

# Note que se o seu modem for roteado é possível também fazer a troca de DNS no próprio modem, mas é complicado explicar aqui pois em cada modem é feito de uma maneira diferente.

Este já é um assunto já bastante “batido” na internet, mas muitos usuários não conhecem os servidores citados acima e acabam por utilizar os problemáticos oferecidos pela Telefônica (200.205.125.58 e 200.205.125.57) e outras operadoras.

  • Sediclei DA Hora

    Tentei o Giga dns ,realmente senti diferença em horas que sei que muita gente acessa a mnet….ficou muito bacana minha conexao..brigadao pessoal que publicou

  • William Oliveira

    Pinguei o do Google aqui da 80ms, todos esses listados dão 200-350ms

    • Everton Lopes

      Com se isto mudasse de fato em alguma ocia na conexão, se mudasse para mais ou para menos, as operadoras/prestadores do serviço de banda larga estaria fudidas

      • Charles Rosendo

        Everton, na verdade o que muda é na solução do tráfico e não o aumento de download e upload. Acredito que não tenha conhecimento de fato o que o dns representa em uma rede.

        • Everton Lopes

          Ah não diga? e você acha que sabe alguma coisa? leia direito eu disse que não muda em nada na velocidade e não que seja inútil ou que não “faça nada”.. o fato é que tem cara que vem e fala como se mudasse ou alterasse a velocidade(tipo “efeito placebo” pelas informações erradas que dão quando falam de dns veem uma mudança que não existe pois a velocidade sempre será a que contratamos e nada vai fazer um milagre quanto a isto) e cara… creio que sei mais disso do que você.. isto tenho certeza.. trouxa

          • Charles Rosendo

            Segue o significado para você Everton touxa hahaha. “O DNS opera principalmente através de duas funções: examinar e atualizar bancos de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede”. Ele resolver nomes mais rápidos de url e protocolos de IP logo temos um ganho de velocidades em pesquisas de sites e em ip. Agora antes de abrir essa boca de merda pesquisa trouxa.

          • Charles Rosendo

            Segue o significado para você, Everton trouxa hahaha. “O DNS opera principalmente através de duas funções: examinar e atualizar bancos de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede”. Ele agiliza na resolução dos nomes mais rápidos e protocolos de IP, logo temos um ganho de velocidade em pesquisas de sites e em IP. Agora antes de abrir essa boca de merda, pesquisa trouxa. Quais certificações você possui, na área de infra?

          • Everton Lopes

            KKKK falou o senhor manuais em pdf e wikipédia.. cara não finja ser o que não é e saber o que não sabe ok? não tem trouxa aqui não mané e da mesma forma que eu não acredito que você sabe porra nenhuma não há porque eu querer provar nada a você.. na internet todo mundo pdoe ser o que quiser pois ninguém prova o contrário….. otário

          • projetoderedes

            Para abrir o seu site o sistema precisa saber ONDE ele está. É aí que funciona o DNS. Quanto mais rápido ele souber disso, mais rápido COMEÇARÁ a carregar as informações do site. fonte: http://www.projetoderedes.com.br

          • Denis Noronha

            Tb penso q DNS ajuda na velocidade de navegação ! não em taxa de download/ upload !!

          • Victor de Nero

            puta cara você é muito jegue mesmo. Dns aumenta sim a velocidade exatamente por agilizar a resolução dos nomes. Tanto agiliza quanto pode atrapalhar o trafego. Acho que você nao entendeu oque o cara de cima falou, pra dizer que é efeito placebo. Porque agilizar resolução dos nomes tem tudo a ver com agilizar a velocidade da conexão. Outra coisa, irrelevante se ele pesquisou ou nao. Melhor pesquisar doque falar merda sem saber ne

          • Filipe silva ferreira

            O DNS aumenta a velocidade de NAVEGAÇÃO. Não aumenta o Uploud e muito menos o Download, mas faz uma GRANDE diferença na hora de navegar na internet. O Everton acertou em uma coisa, não aumenta a velocidade da internet, mas errou em dizer que não faz diferença, pois um bom DNS para o LOCAL(Pois de local para local, existe uma diferença nos DNS, as vzs o do google é bom em um local e o do Giga é ruim, mas em outro o do Giga é bom, e o do Google é ruim, depende muito do local) aumenta a velocidade de navegação consideravelmente.

  • Ariano Darlan

    esses servidores ajudam a melhorar a conexão em jogos online?

    • Filipe silva ferreira

      Não, servidor DNS ajuda apenas na otimização do tempo de leitura do endereço dos sites, ou seja, aumenta consideravelmente sua navegação na internet, mas em questão de PING em jogos, ai é sua operadora de in ternet, ou você também pode fazer algumas alterações no windows, para melhorar o PING em jogos online. Mas a maior difereneça em PING só tem como ser feita pela sua operadora de internet.

  • Marcus Almeida

    http://www.dnspublico.com.br
    186.233.227.123
    177.87.123.123

    Os melhores!

  • marcelo

    o dns do gogle ta ocilando muito sinal caindo muito internet

  • Uma boa opção de DNS gratuito, rápido e, ao contrário do Google, anônimo:
    Freenom World – http://www.freenom.world/pt/index.html?lang=pt
    Fica a dica!