By Erenito Junior / DestaquesNoticiasTutoriais / 16 Comments

Os Melhores servidores DNS públicos

Basicamente os servidores DNS servem para resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs) e também para atualizar banco de dados, em muitos casos uma simples troca de servidor DNS pode tornar sua conexão muito mais rápida.

Um dos servidores DNS públicos mais utilizados é o Open DNS e apesar de algumas pessoas não gostarem do mesmo por fazer uso de um motor de busca alternativo provavelmente ele é a melhor alternativa.

1. Open DNS208.67.222.222 e 208.67.220.220.

2. Google8.8.8.8 e 8.8.4.4

3. DNS Resolvers205.210.42.205 e 64.68.200.200.

4. DNS Advantage156.154.70.1 e 156.154.71.1.

5. Giga DNS (brasileiro): 189.38.95.95 e 189.38.95.96.

Claro que existem muito e muitos outros com esses listados no site Abusar, mas a intenção aqui foi listar alguns bons internacionais além do novo e brasileiro Giga DNS.

Como mudar o DNS

A troca de DNS é muito fácil, no Windows Vista basta ir até o Painel de Controle-> Centro de Rede e Compartilhamento, procurar pelo ícone de sua conexão, com o botão direito selecionar “Propriedades”, escolha Protocolo TCP/IP versão 4, clique em propriedades e na janela que abrir marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Agora basta colocar os DNSs desejado e salvar.

No Windows XP

É semelhante ao Windows Vista, basta navegar até o Painel de Controle-> Conexões de Rede, com o botão direito do mouse clicar em sua conexão.

Em seguida dê um duplo clique em “Protocolo TCP IP” e marque a opção “Usar os Seguintes endereços de servidores DNS”

Coloque os servidores desejados dê OK e pronto.

# Note que se o seu modem for roteado é possível também fazer a troca de DNS no próprio modem, mas é complicado explicar aqui pois em cada modem é feito de uma maneira diferente.

Este já é um assunto já bastante “batido” na internet, mas muitos usuários não conhecem os servidores citados acima e acabam por utilizar os problemáticos oferecidos pela Telefônica (200.205.125.58 e 200.205.125.57) e outras operadoras.

  • Sediclei DA Hora

    Tentei o Giga dns ,realmente senti diferença em horas que sei que muita gente acessa a mnet….ficou muito bacana minha conexao..brigadao pessoal que publicou

  • William Oliveira

    Pinguei o do Google aqui da 80ms, todos esses listados dão 200-350ms

    • Everton Lopes

      Com se isto mudasse de fato em alguma ocia na conexão, se mudasse para mais ou para menos, as operadoras/prestadores do serviço de banda larga estaria fudidas

      • Charles Rosendo

        Everton, na verdade o que muda é na solução do tráfico e não o aumento de download e upload. Acredito que não tenha conhecimento de fato o que o dns representa em uma rede.

        • Everton Lopes

          Ah não diga? e você acha que sabe alguma coisa? leia direito eu disse que não muda em nada na velocidade e não que seja inútil ou que não “faça nada”.. o fato é que tem cara que vem e fala como se mudasse ou alterasse a velocidade(tipo “efeito placebo” pelas informações erradas que dão quando falam de dns veem uma mudança que não existe pois a velocidade sempre será a que contratamos e nada vai fazer um milagre quanto a isto) e cara… creio que sei mais disso do que você.. isto tenho certeza.. trouxa

          • Charles Rosendo

            Segue o significado para você Everton touxa hahaha. “O DNS opera principalmente através de duas funções: examinar e atualizar bancos de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede”. Ele resolver nomes mais rápidos de url e protocolos de IP logo temos um ganho de velocidades em pesquisas de sites e em ip. Agora antes de abrir essa boca de merda pesquisa trouxa.

          • Charles Rosendo

            Segue o significado para você, Everton trouxa hahaha. “O DNS opera principalmente através de duas funções: examinar e atualizar bancos de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede”. Ele agiliza na resolução dos nomes mais rápidos e protocolos de IP, logo temos um ganho de velocidade em pesquisas de sites e em IP. Agora antes de abrir essa boca de merda, pesquisa trouxa. Quais certificações você possui, na área de infra?

          • Everton Lopes

            KKKK falou o senhor manuais em pdf e wikipédia.. cara não finja ser o que não é e saber o que não sabe ok? não tem trouxa aqui não mané e da mesma forma que eu não acredito que você sabe porra nenhuma não há porque eu querer provar nada a você.. na internet todo mundo pdoe ser o que quiser pois ninguém prova o contrário….. otário

          • projetoderedes

            Para abrir o seu site o sistema precisa saber ONDE ele está. É aí que funciona o DNS. Quanto mais rápido ele souber disso, mais rápido COMEÇARÁ a carregar as informações do site. fonte: http://www.projetoderedes.com.br

          • Denis Noronha

            Tb penso q DNS ajuda na velocidade de navegação ! não em taxa de download/ upload !!

          • Victor de Nero

            puta cara você é muito jegue mesmo. Dns aumenta sim a velocidade exatamente por agilizar a resolução dos nomes. Tanto agiliza quanto pode atrapalhar o trafego. Acho que você nao entendeu oque o cara de cima falou, pra dizer que é efeito placebo. Porque agilizar resolução dos nomes tem tudo a ver com agilizar a velocidade da conexão. Outra coisa, irrelevante se ele pesquisou ou nao. Melhor pesquisar doque falar merda sem saber ne

  • Ariano Darlan

    esses servidores ajudam a melhorar a conexão em jogos online?

  • Marcus Almeida

    http://www.dnspublico.com.br
    186.233.227.123
    177.87.123.123

    Os melhores!

  • marcelo

    o dns do gogle ta ocilando muito sinal caindo muito internet

  • Uma boa opção de DNS gratuito, rápido e, ao contrário do Google, anônimo:
    Freenom World – http://www.freenom.world/pt/index.html?lang=pt
    Fica a dica!