Desta vez a JNTelecom traz-lhe o Ubuntu One, que já acompanha as versões mais recentes do Ubuntu. Tal como o Dropbox, o Ubuntu One é um serviço que permite guardar os seus dados na Cloud, podendo aceder-lhes como e onde quiser.
Mas quais as vantagens que este apresenta face ao que foi anteriormente apresentado? Para além de já vir presente no Ubuntu, este serviço inclui armazenamento, sincronização, partilha e streaming (na versão paga) sem ter de andar a instalar extras, podendo de imediato aceder à sua colecção musical, fotos favoritas, vídeos, documentos importantes e mais, em qualquer altura do dia e a partir de qualquer dispositivo.
Antes de mais abra o programa Ubuntu One, alojado no menu de mensagens no painel ou, no caso de Ubuntu 11.04+, no launcher do Unity. Depois de aberto siga as indicações apresentadas no ponto que se segue.
1. CONFIGURAÇÃO INICIAL DO UBUNTU ONE (U1)
De seguida iremos apresentar como configurar o Ubuntu One através da criação de uma conta (Ponto 1.1.) ou através da ligação de uma conta (Ponto 1.2.) já existente no Ubuntu Single Sign On (SSO). No caso de já serem detentores de uma conta no Launchpad, podem entrar com a credenciais usadas nessa página. Na janela que surge, seleccione uma das opções.
1.1. CRIAÇÃO DE UMA CONTA SSO
Para criar uma conta no Ubuntu Single Sign On, terá de preencher os seguintes campos:
- Nome – Coloque o seu nome;
- Endereço de correio electrónico – Escreva duas vezes o seu email;
- Palavra-passe – Escreva duas vezes a palavra-passe que quer associar a esta conta (não se esqueça:tem de ter mais de 8 caracteres sendo pelo menos um deles uma letra maiúscula e um número);
- Escreva os caracteres que vir na imagem. No caso de aparecer algo esquisito ou de difícil leitura, altere a imagem clicando no botão à direita;
- Terá de aceitar os Termos e Condições da aplicação para continuar. Caso não concorde, então cancele a operação.
Antes de avançar certifique-se que viu os Termos e Condições, clicando no botão Mostrar os Termos e Condições. Depois de visualizados, pressione o botão no botão Retroceder e pressione Avançar para criar a sua conta.
Será enviada uma mensagem para o email que indicou com um código, tal como poderá observar na janela:
No seu email encontrará uma mensagem do género à apresentada na imagem, onde encontrará o código.
Seleccione o código (neste caso, e para efeitos de exemplo, o código é 123ABC) copie e cole na caixa de texto do Ubuntu One.
Depois de clicar OK, o processo de criação da conta fica concluído.
1.2. LIGAÇÃO DE UMA CONTA SSO
Para quem já possui uma conta no Ubuntu Single Sign On (incluindo os que possuem conta no Launchpad), precisa de preencher os seguintes campos (semelhante à ligação no site):
- Endereço de correio electrónico – Coloque o email associado à sua conta SSO/Launchpad;
- Palavra-passe – Coloque a palavra-passe associada.
Depois de clicar em Ligar, o processo fica concluído.
2. INSTALAÇÃO DE SERVIÇOS NO UBUNTU ONE
O Ubuntu One traz apenas o serviço de sincronização de ficheiros instalado. Pode no entanto instalar o pacote desktopcouch-ubuntuone a partir do programa Ubuntu One.
Para saber mais informação do pacote desktopcouch-ubuntuone, pode verificar no Centro de Programas Ubuntu ou no Gestor de Pacotes Synaptic.
Depois de instalado o pacote, pode instalar o plugin para sincronizar os seus contactos do Evolution (até ao Ubuntu 11.04) ou Thunderbird (a partir do Ubuntu 11.10). Pode também instalar a extensão para sincronizar os seus bookmarks do Firefox (até ao Ubuntu 11.04, no 11.10 foi abandonado).
3. USUFRUA DO UBUNTU ONE
A partir deste momento pode fechar a janela e usufruir do seu Ubuntu One. Pode criar pastas, adicionar ficheiros na pasta do Ubuntu One alojada em:
/home/nome_do_utilizador/Ubuntu One
Depois é só aguardar pela finalização do processo de sincronização.
Pode também sincronizar outras pastas que estejam na sua pasta Home, bastando para tal clicar sobre a pasta com a tecla direita do mouse e seleccionar Ubuntu One→Synchronize This Folder.
Nota de Redacção:
Até ao presente momento ainda é identificada alguma instabilidade no programa do Ubuntu One no Ubuntu 11.10 pelo que pode haver alguns problemas de sincronização. Se tal acontecer pede-se alguma paciência e experimente desligar e voltar a ligar a sincronização (recomendado pela equipa do Ubuntu One para este tipo de casos).